TENDÊNCIA TECNOLÓGICA PARA 2021

 

Home office e videoconferência

O trabalho remoto provavelmente continuará em alta em 2021. Startup há menos de dez anos, o Zoom tornou-se uma das maiores empresas de videoconferência do planeta, assim como outras ferramentas como o Microsoft Teams e o Google Hangouts.


Entregas sem contato

Outra tendência criada durante a pandemia, as entregas sem contato tiveram nos Estados Unidos um aumento de 20% em relação a 2019. Hoje empresas como DoorDash, Postmates e Instacart oferecem opções de entrega drop-off, que acabaram adotadas pela Grubhub e Uber Eats. O cenário é tão promissor que a chinesa Meituan, e as startups americanas Mana, Starship e Nuro começaram a utilizar robôs no serviço.


 Telessaúde e telemedicina

Clínicas e instituições de saúde se adaptaram para reduzir a exposição ao coronavírus, e passaram a oferecer consultas médicas em chats de vídeo, diagnósticos feitos por avatares de IA, receitas eletrônicas e entrega de medicamentos sem contato. Para 2021, a Forrester Research prevê quase 1 bilhão de consultas virtuais nos EUA.


 Infraestrutura 5G

Já iniciada em vários países em 2020, a tecnologia de internet 5G terá atualizações de infraestrutura, novos utilitários e aplicativos, com reflexos em big techs e startups, mas também na vida das pessoas, em casas conectadas, cidades inteligentes e mobilidade autônoma.


IA, robótica, internet das coisas e automação industrial

Em 2021, com o retorno da atividade econômica, a automação, com o emprego da IA, da robótica e da internet das coisas, será uma solução para operar a manufatura durante a transição para a normalidade. Algumas fornecedoras como UBTech Robotics da China e CloudMinds dos EUA estarão em alta.

Postar um comentário

0 Comentários